Perfil do Blog

Este blog foi criado como um projeto da matéria de Introdução à Microinformática da Universidade de Brasília (UnB). É constituído por um grupo de quatro estudantes da UnB que cursam Ciências Farmacêuticas e Química.

  • Elon Ferreira de Freitas, aluno de graduação de Química na UnB. Natural de Anápolis/GO, residiu por muito tempo em Orizona/GO e atualmente em Brasília/DF. Estudou em colégio público no nível fundamental e médio. Hoje trabalha em pesquisas de síntese, caracterização e aplicação de catalisadores.

  • Isis Andrade F. de Carvalho, aluna de graduação de Ciências Farmacêuticas na UnB/FS. Natural de Brasília/DF, onde reside e estuda. Atualmente trabalha em conjunto com professores da universidade em projeto para a retirada de metais pesados do solo através de plantas do cerrado (EMBRAPA) e desenvolvimento de marcadores biológicos para rastreamento de uma espécie de B. thurigiensis, um entomopatógeno.

  • João Antônio A. da F. Gouveia, aluno de graduação em Ciências Farmacêuticas na UnB/FS. Natural de Iporá/GO e residente em Brasilia/DF a cerca de 3 anos, atua em grupo de pesquisa no monitoramento da degradação de efluentes provenientes da indústria farmacêutica por  espectroscopia no UV-Vis e métodos quimiométricos - projeto integrante do amplo grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Bioanalítica/Unicamp.

  • Júlia Marina Müller, aluna de graduação de Química na UnB. Natural de Unaí/MG, residiu alguns anos em Formosa/GO e  atualmente em Brasília/DF. Hoje trabalha em pesquisas de síntese, caracterização e aplicação de catalisadores que minimizem a quantidade de hidrocarbonetos poliaromáticos (cancerígenos) emitidos pelos veículos.


Missão da Equipe: "Nos reunimos devido à semelhança entre nossas áreas de interesse, apesar de possuirmos conhecimentos específicos diversos. Juntos pretendemos somar e transformar esses conhecimentos em algo acessível e útil para as pessoas. Pretendemos colocar a disposição da população, tanto leiga quanto acadêmica, informações sobre o descarte de resíduos no cotidiano com a finalidade de informar os interessados e incentivar uma melhor consciência ambiental."

Objetivo Principal: "Nossa proposta é a realização de uma coleta de dados interessantes que envolvam o descarte e/ou tratamento de resíduos (domésticos, de laboratório e industriais) e como ele deve ser feito. Pretendemos isso criando um blog prático e acessível onde possamos sempre atualizar conhecimentos e deixá-lo aberto a dúvidas, críticas e sugestões da comunidade interessada."

Justificativa: "Resíduos são gerados por laboratórios, indústrias e mesmo em residências comuns. Os geradores dessa poluição nem sempre sabem os danos que podem provocar a curto e longo prazo ao meio ambiente e à sociedade. Através de uma conscientização sobre as questões de descarte de resíduos (domésticos, de laboratório e industriais) pretendemos atingir uma questão chave dos dias atuais e, muito provavelmente, do futuro: a preservação ambiental."

Qual(is) da(s) medida(s) a seguir deveria(m) ser priorizada(s) para que o tratamento de resíduos fosse mais efetivo?