segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Descarte Correto do Óleo de Cozinha

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de óleo de cozinha devido a grande produção de soja, e outras sementes que tem como finalidade a produção do óleo vegetal. O consumo deste óleo é crescente em todo mundo e no Brasil não é diferente. Devido a praticidade e a economia de tempo ao fazer um alimento frito é que se deve a crescente utilização. A medida que o óleo é utilizado (aquecido a altas temperaturas) é inevitável degradação do mesmo e se torna impróprio para o consumo humano. E para onde vai tanto óleo usado? Atualmente a maior parte tem como destino os rios e lixões entretanto esse fim é totalmente incorreto. Leia abaixo algumas informações sobre os males provocados pelo mal descarte do óleo de cozinha usado e aprenda a descartar corretamente.


Males

Descartar o óleo de cozinha pelo ralo não é somente um problema ambiental. O óleo usado produz dano ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os seus custos de tratamento. E no final das contas quem paga é sempre o contribuinte.

“Um litro de óleo polui cerca de dez mil litros de água“, ressalta o professor Miguel Dabdoub. Para arrecadar o material, supermercados podem se transformar em postos de coleta. Os danos causados pelo despejo incorreto do material são diversos; impermeabilização do leito de rios, poluição da água e morte de espécies da fauna e flora. A quantidade de óleo usado é enorme e projetos estão sendo lançados para aperfeiçoar o descarte de óleo de cozinha usado. A partir do rejeito pode-se produzir sabão e biodiesel.
Como descartar: A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar e, além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes.O passo seguinte é encaminha-lo para uma destinação adequada, seja para fazer biodiesel, seja para sabão ou outros. Existem Ongs que já trabalham com a reciclagem de óleo.


Destino

Contar-se com vários postos espalhados por 11 estados, é claro que a lista não está completa. Você pode entregar o óleo nos postos de recolhimento. Para saber onde encontrar um posto de coleta mais próximo clique aqui: Esta lista com certeza irá aumentar a cada dia pois supermercados, academias, padarias entre outros comércios, podem se tornar um posto de coleta.


Postos de coleta no Distrito Federal


De acordo com o coordenador do projeto da Caesb de coleta de óleo de cozinha, Fernando Starling, existem 23 pontos de coleta no Plano Piloto e, a Caesb lança mais 65 pontos onde a população vai poder se dirigir e fazer sua contribuição. Os pontos de distribuição serão espalhados em supermercados, academias e em todas as unidades da Caesb. Para facilitar a coleta do óleo usado, o objetivo é estender esses pontos para todas as administrações e escritórios regionais da Emater, parceira do projeto. “Essa é uma grande campanha que vai se agigantando a cada momento e quantos mais pontos de recolhimento tivermos, conseguiremos uma maior participação da população”, concluiu Starling.
Conheça um pouco mais sobre o projeto da Caesb em Brasilia.



Benefícios

Ao destinar o óleo de cozinha para a produção de sabão você contribui para que as ações de sustentabilidade nas grandes cidades sejam ampliadas. Quando o óleo do seu consumo é encaminhado para o reaproveitamento você atua para a melhoria do meio, para a inclusão e geração de renda e também incentiva o consumo consciente.
O Sabão Ecológico é um produto que se obtém com o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Como principal benefício da coleta seletiva do óleo que temos é a preservação do ambiente. Essa idéia ainda precisa ser melhor difundida e temos um grande potencial. Através do óleo de cozinha usado pode-se produzir biodiesel.



Escrito por Elon F. de Freitas

Um comentário:

  1. Olá temos uma reciclado de óleo vegetal usado em Fortaleza-Ce. Compramos este produto no valor de R$0,60, qualquer quantidade, usamos depois de refinado para manipulação de ração animal, tinta óleo, verniz etc. nosso tel:85-8837-8991/9604-9999 e Email: lroleoreciclado@gmail.com. Muito obrigado e o trabalho de vocês e muito bonito, parabens.

    ResponderExcluir

Qual(is) da(s) medida(s) a seguir deveria(m) ser priorizada(s) para que o tratamento de resíduos fosse mais efetivo?